segunda-feira, 14 de maio de 2012

Nós que aqui estamos por vós esperamos.


Ao perceber que o plano de fundo, para as imagens marcantes do século XX, trata-se de um cemitério entendemos a razão do vídeo intitular-se por “Nós que aqui estamos por vós esperamos”.  O avanço tecnológico e consecutivamente financeiro, que ocorreu nessa época, trouxe vários benefícios para a humanidade, por exemplo, criação de meios de transporte mais velozes como os automóveis. Porém, essas melhorias vieram agregadas às questões das quais em certos casos não foram pensadas nas consequências maléficas.  O exemplo citado como benefício, em alguns lugares, tornou-se problema social. Em países em desenvolvimento como o Brasil, os congestionamentos nas grandes metrópoles e a impunidade a motoristas imprudentes é algo que ainda não possuí uma solução eficaz.  De forma metafórica o cemitério, no vídeo, mostra que o avanço científico e capitalista que alavanca de forma positiva a humanidade, pode trazer problemas sociais seríssimos que levará os homens a um estado de graves problemas sociais, chegando assim à morte figurada dela própria.

Durante o próprio século XX, danos irreparáveis foram causados a várias pessoas. Assim como as guerras, a vontade de ter um projeto genial em destaque ou sucesso empresarial levou várias pessoas a falência pessoal e moral. Sendo essas anônimas, que exemplificaram a metáfora referida. Os frutos do avanço científico e de capital, jovens mortos em guerras são esse exemplo falado. Aliás, em um único século a ambição do homem foi tamanha que ocorreram duas grandes guerras.

Esta característica do vídeo não ser narrado, mas imagens serem projetadas ao som de música clássica nos remete a ruptura que houve do tradicional com o contemporâneo. Essa quebra nos valores religiosos teve o lado positivo de abrir o pensamento humano para além do Teocentrismo, porém a perda de valores morais ensinados pela religião causa danos à sociedade. A individualidade demasiada, que tem como consequência a falta de olhar para o outro como se ele fosse você próprio, causa problemas como surgimento de conflitos sem motivos concretos entre as pessoas. Vizinhos podem se odiar por questões que poderiam ser resolvidas com diálogo.

O Conhecimento Científico não é apenas acompanhado pelo avanço tecnológico, já que o último trouxe problemas que não podiam ser resolvidos pela tecnologia. É possível que grandes nomes que fundamentaram e revolucionaram o avanço tecnológico, não tenham previsto os malefícios que ele poderia causar. Tendo assim, o surgimento da Sociologia, o propósito de ajudar no estudo dos problemas causados pelo demasiado avanço do século XX. No vídeo, são vistos inúmeros cientistas de ciências extas e biológicas que podem exemplificar isso. Além disso, durante esse século a forma de fazer política foi bastante modificada, pois com o avanço das desigualdades sociais causadas pelo avanço tecnológico, havia a necessidade de reformular a vida política, acontecendo assim o surgimento dos ideais socialistas. 

Tendo em vista essas observações feitas, o vídeo nos faz refletir sobre os rumos tomados pela humanidade em consequência dos vários avanços que ocorreram no século XX. E como isso pode influenciar nosso cotidiano. Os motivos que levaram ao começo de vários problemas sociais entre outros aspectos.  Através de uma forma certamente angustiante ao serem passadas cenas fortes, como as que envolvem guerras. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário