domingo, 3 de junho de 2012

Norbert Elias


Norbert Elias foi um expoente na Sociologia a partir da década de 70. Nasceu na Polônia, em 1897, e devido a sua origem judaica, durante o período de dominação nazista, mudou-se para a França e posteriormente para Inglaterra. Viveu em situação precária até tornar-se professor universitário em 1954.

O objeto de estudo de Elias são os hábitos históricos, principalmente da sociedade europeia. Em sua mais famosa obra, “O Processo Civilizatório”, ele demonstra como o autocontrole modificou as sociedades europeias pós-medievais.  No começo, suas ideias foram erroneamente confundidas com o Darwinismo Social, porém esse erro de interpretação foi reparado pelos teóricos posteriores.

A atitude social, segundo Norbert Elias, é moldada pela estrutura psíquica individual de cada indivíduo. Também escreveu um segundo volume desse mesmo livro, abordando as causas dos processos referidos no primeiro. Faleceu em 1990, e deixou outras grandes obras como “Humana conditio. Betrachtungen zur Entwicklung der Menschheit am 40.” ,em 1985. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário