domingo, 3 de junho de 2012

Projeto Político Pedagógico e o filme "Adorável Professor".


O Projeto Político Pedagógico de uma escola é a forma democrática de interagir professores, comunidade e direção escolar. Como o PPP atende as peculiaridades da região na qual a instituição de ensino está inserida, isso ajuda a uma melhor maneira para socializar o educando.

O estudo do PPP está cada vez mais enfatizado no âmbito federal, estadual e regional, segundo o texto de Veiga.  É interessante o trecho dito por esse autor: “[o PPP] preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola”. O rompimento burocrático das escolas ajuda muito aos alunos, pois o processo de socialização deles é o objetivo principal da escola. No filme “Adorável Professor”, uma cena que exemplifica isso é quando a diretora questiona o Sr. Holland a respeito dos métos utilizados por ele. O professor responde que se necessário utilizaria de música clássica a Rock and Roll, e que ela poderia dizer isso ao colegiado. Com isso, percebemos que ele adecouo o ensino da música a realiadade dos alunos, e ainda passando isso para a comunidade através do colegiado.

Ao ser visto em prática os diferentes Projetos Políticos Pedagógicos, ao realizar-se o trabalho de campo, percebe-se que um projeto melhor elaborado, voltado para as particularidades e necessidades de cada comunidade, atende melhor as peculiaridades dos alunos e rende melhores resultados.  Isso é visto no filme, na cena em que o professor de educação física apoia o Sr. Holland e a professora de teatro a insistirem que aconteça a peça de fim de ano. Ou seja, o treinador intende o quão importante era a apresentação artística para os alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário